Magé,ou (Majé), é um município Brasileiro do estado do Rio de Janeiro,integrante da região metropolitana da capital fluminense. Localiza-se a 22º39'10 de latitude Sul e 43°02'26" de longitude Oeste,a uma altitude de cinco metros acima do nível do mar, a população estimada para 2010 é era de 244.334 habitantes aproximadamente, segundo dados estatísticos baseados nos últimos censos do (I.B.G.E) instituto Brasileiro de geografia e estatística.De acordo com o senso realizado no ano de 2000, Magé tinha uma população de 205.830 habitantes, correspondentes a 1,9% do contingente da região Metropolitana do estado do rio de janeiro, com uma proporção de 96,9 homens para cada 100 mulheres.A densidade demográfica era de 558 habitantes por KM2, contra 2.380 habitantes por KM2 de sua região há época. O Município tem hoje 159.626 eleitores, ao passo que em 2009 tinha 153.219 eleitores, um aumento de 4,182% segundo (T.S.E) O Tribunal superior eleitoral - evolução do eleitorado. A distribuição da População apresenta o seguinte quadro por faixa etária
DESCOBRINDO MAGÉ 440 ANOS DEPOIS
Locomotiva Baronesa

em 30 de abril de 1854, foi inaugurada a primeira estrada de ferro no Brasil - a Estrada de Ferro Petrópolis, ou Estrada de Ferro Mauá. Esse trem inaugural composto por três carros de passageiros e um de bagagem, foi rebocado por uma locomotiva fabricada por Fairbairn & Sons (Inglaterra), batizada "Baronesa", cujo nome constitui uma homenagem feita à esposa do Barão de Mauá. essa joia da nossa história está exposta ainda hoje no museu imperial de petrópolis.
Barca Leopoldina e
antiga locomotiva no Porto de Mauá
Para que passa pela BR 116, no
sentido Rio/Magé, logo após o pedágio, exatamente no quilômetro, 131,
encontra-se a Avenida Barão de Mauá (“Estrada Nova”, como ´conhecida), que da
acesso a Guia de Pacobaíba (Praia de Mauá). Após percorrer aproximadamente seis
quilômetros, chega-se ao local conhecido como Figueira. Neste distrito
encontram-se várias praias de singular beleza, muito concorridas durante todo o
ano por banhista, pescadores e turistas de várias partes do Município e do
Estado, como: Limão, Ipiranga, Coroa, Mauá, Anil, Olaria, São Francisco, entre
outras.Chegando a Figueira e dobrando à
direita, na Estrada Real de Mauá, em direção a Praça da Guia, após dois
quilômetros, encontra-se localizada à esquerda a área onde está localizada a
estação ferroviária de Guia de Pacobaíba, que pertenceu a primeira estrada de
ferro do Brasil, construída por Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde
de Mauá, em 30 de abril de 1854. Foi lá que, pela primeira vez, o solo da
Pátria sentiu o rodar de uma locomotiva. A “Locomotiva Baronesa”,
percorria em 23 minutos os primeiros 14,50 Km de trilhos do Brasil. Era o
trecho inicial da estrada que ligaria o Porto de Mauá, em Guia de Pacobaíba, no
extinto Município da Estrela a região do Fragoso, na encosta da Serra da
Estrela.Na mesma data, 30 de abril de
1854, Irineu evangelista de Sousa, recebia o título de Barão de Mauá. A
honraria resultou de uma discreta iniciativa do Ministro do Império Luiz Pedreira
Couto Ferraz, só então divulgada. Com o Ministro, quatro anos antes, Mauá tinha
assinado o contrato das obras. No Brasil, ninguém cogitava o transporte ferroviário: diligências,
carretas de bois, tropas de mulas, pareciam plenamente satisfatórias. Também no
exterior, muitos repeliam a inovação: o trem poderia incendiar os campos,
atropelar as vacas, resfriar mortalmente os passageiros... Assim quando a idéia foi lançada
durante a Regência, pelo marques de Barbacena, era natural que não vingasse. Os
mesmos insensatos argumentavam que o movimento da ferrovia jamais iria
compensar os gastos da construção. O inglês Thomás Cochrane, em 1839,
conseguira permissão do império para ligar, por meio de trilhos, a Corte
Carioca a São Paulo, mas nem mesmo o governo se arriscaria a financia-lo. Magé, berço da Primeira
Estrada de Ferro do
Brasil.
Estação Guia de pacobaíba
Brasil.
Estação Guia de pacobaíba
Com a inauguração da Estrada de Ferro Mauá, foi criado, pela primeira vez o sistema intermodal no Brasil. Barcas, trens e diligências, já em 1854. Era o fim dos portos fluviais e das tropas de mulas na Baixada Fluminense. Primeira Estrada de
Ferro do Brasil:Estrada Real de Mauá, s/nº / Praia de Mauá
/ Guia de Pacobaíba,5º Distrito de Magé/ RJ/ Brasil.Visitação: Diária.Acesso: Fácil.
Igreja de N. Sra. Da
Guia de Pacobaíba
Um pouco mais adiante,
encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba, construída em 1640.
Implantada em uma pequena elevação voltada para a Baía de Guanabara. A igreja
foi edificada no local de uma antiga ermida de taipa de pilão dedicada a Santa
Margarida. Como a capela original arruinou-se pela ação do tempo, seus devotos,
resolveram construir uma nova de pedra e cal, dedicada a Nossa Senhora da Guia
de Pacobaíba. Colocaram então, em seu altar-mor o painel pintado com a imagem
da nova padroeira, e numa capela lateral, a imagem de Santa Margarida.A igreja é implantada em uma
pequena elevação, com fachada principal voltada para o Sul, para o litoral da
Baía de Guanabara. Na sua implantação, o templo se destaca por ser mais
arrojada que as outras da região, ocupando quase toda parte plana do terreno e
desenvolvendo-se além dos seus limites, apoiando-se em muros de contenção e
contra-fortes.
Capela de N. Sra.
Dos Remédios
Retornando, em direção a Praia de São
Francisco, após ultrapassara Figueira alcança-se a Av. Roberto Silveira, após
500 metros encontra-se a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, datada de 1740.
A capela situa-se no alto de pequena elevação com frontispício voltado para a
Baía de Guanabara numa implantação comum as demais edificações religiosas do
século XVII e XVIII do litoral mageense. Sua silhueta se insinua a grande
distância, sobressaindo-se na paisagem horizontal dos manguezais. De seu
outeiro pode-se ver algumas praias da região e nos dias mais claros locais
famosos na capital do Estado são facilmente reconhecidos, sem dúvida alguma,
uma das edificações sacras mais bem localizadas e belas do Recôncavo
Guanabarino.
Nossa Senhora dos
Remédio
Esta devoção foi introduzida em Portugal por religiosos franceses da
Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade, que estiveram em Lisboa no início do
século XIII. A finalidade desta Ordem era a Redenção dos cativos no oriente e
sua padroeira era Nossa Senhora dos Remédios. Esta confraria se espalhou pela
Europa, especialmente na Península Ibérica. Até o século XVIII já havia
libertado 900.000 prisioneiros.
Capela de Nossa
Senhora dos Remédios: Rua A'bs, s/nº/ Praia do Imperador /Guia de Pacobaíba /5º
Distrito de Magé /RJ /Brasil.
Visitação: Missas aos sábados as 16:00
horas
Acesso: Fácil
Vista do outeiro da
Capela de N. Sra. Dos Remédios
Prosseguindo pela Praia do Anil
Pier da Praia
do Anil
Iemanjá – Praia do
Anil
Praia de Olaria
Praia de Olaria
Caminho do ouro
Na aventureiros como "Caminho do Ouro ou caminho novo das Gerais". A calçada de pedra ia de vila inhomirim, em Magé, até o bairro secretário, em Petrópolis. Uma grande parte do ouro do nosso país foi transportado através desse caminho. A trilha hoje é um atrativo para os amantes da natureza e seu calçamento é considerado um trabalho de arte e harmonia. A travessia é feita por dentro da Mata Atlântica,onde é possível encontrar várias espécies de bromélias, musgos,samambaias,e animais como macacos, preguiças, caxinguelê, gambás e até mesmo jaguatiricas. Belos córregos e cachoeiras podem ser encontradas pelo caminho.
cachoeira de monjolo
Endereço: Estrada do Pico, Santo Aleixo, após 3 km de percurso há uma curva em “S”, encontrando-se logo após, a esquerda, oma trilha entre a mata, seguindo até a cachoeira.
Visitação Turística: Diária
Cachoeira do Monjolo, tradicional de Santo Aleixo, no 2º distrito, é uma das mais concorridas nos finais de semana, formada por três quedas d´águas de até 45 metros e várias piscinas naturais. A primeira queda é “Monjolinho”, tem aproximadamente 15 metros de altura, a segunda próximo as trilhas tem 6 metros e a terceira é a “Monjolo, com 45 metros aproximadamente.A velocidade com que a água cai nas rochas formam um cenário de neblina eterna como se fosse um véu. Na verdade, o fenômeno é chamado por conhecedores como atomização da água, com a força da queda a água se vaporiza e causa o efeito de neblina.
Poço Bento
Magé, como uma das cidade mais antigas do Estado (8ª a ser instalada), tem em uma de suas histórias e lendas o Poço Bento do Padre Anchieta.
Os jesuítas fizeram construir uma ermida, próximo ao morro da Piedade, que se transformou no santuário de Nossa Senhora da Piedade de "Magepe".
Nessas terras o padre José de Anchieta, diz a lenda, orava com fervor à Virgem, rogando seu auxílio, fazia-o curvado sobre seu cajado que aos poucos ia abrindo um pequenp buraco na areia. Horas depois, Anchieta com surprêsa percebeu que da cavidade feita por seu bastão, surgia um trêmulo jato d'água que logo se firmou, transformando-se numa nascente abundate. Anchieta provou a água e caiu em profunda oração de graças.
Esse milagre se espalhou, tornando o Poço Bento alvo de muitas peregrinações de romeiros em busca de milagres para seus males.
Em breve mais atualizações de pontos que vale a pena conhecer em Magé.